TOP 11 Performances Mais Icônicas de Wonder Girls

Como se fosse um grupo rookie da YG, o Earworm Den entrou em um longo hiato logo após seu debut, e eu provavelmente não vou ter tempo para postar regularmente até mês que vem, mas houve uma notícia que precisava ser mencionada aqui: Wonder Girls, oficialmente, ACABOU. De todos os disbands da 3ª geração do K-Pop que estão acontecendo desde o ano passado, esse foi o que mais me afetou, não só por ser um grupo que eu amo, mas por ser totalmente inesperado, diferente dos outros (ok, dá pra dizer que o de 4minute foi inesperado… mas Hate havia flopado, então não foi tão inesperado assim).

Eu poderia ficar chorando em posição fetal (na verdade já fiz isso hoje) ou vandalizar a página do grupo na Wikipédia para expressar minha frustração, mas prefiro relembrar as alegrias que Wonder Girls me proporcionou esses anos todos revivendo suas maiores performances, e é disso que esse post se trata se você ainda não percebeu, então vamos lá!

Menção Honrosa: Debut da Hyelim / 2 Different Tears no Music Bank

Esse post vai ter o debut stage de Sunye, Sohee, Yeeun, Sunmi, Hyuna e Yubin, então seria meio injusto deixar a Lim de fora, né?

Menção Honrosa: Primeira performance na TV americana / Nobody no Wendy Williams Show

Muita gente considera a ida de Wonder Girls aos EUA um fracasso e, francamente, elas estão certas. Porém, não podemos ignorar o fato de que o grupo abriu portas para artistas coreanos no ocidente, muitos americanos conheceram o K-Pop através da divulgação das Garotas Maravilha nos Estados Unidos (que incluiu essa apresentação na TV, abrir show para Jonas Brothers e um filme na Nickelodeon que é melhor fingirmos que nunca existiu) e hoje se tornou até normal atos de K-Pop e K-Indie fazerem shows no ocidente.

11. Wonder Girls vs. SNSD no Gayo Daejun 2007

Rookie battles não existem de hoje. No Gayo Daejun lá de 2007 tivemos Wonder Girls vs SNSD, dois grupos cruciais não só para a popularização do K-Pop, mas também para sua evolução.

10. Like This no Music Core

A onda do flashmob já estava acabando lá em 2012 quando Wonder Girls lançou Like This, mas não aproveitar o flashmob concept de Like This para um stage seria um erro, um que felizmente elas não cometeram. Saudades quando performances externas não eram algo tão raro nos music shows.

9. Be My Baby e Girls Night Out no Inkigayo

O trabalho de câmera nisso aqui foi pavoroso (o que você tem contra a Lim, editor?), mas essa performance na escadinha é a primeira coisa que eu lembro quando ouço Be My Baby, então sua iconicidade é inegável. E de bônus temos uma apresentação de GNO. Agora só não deixa mais ninguém pintar seu cabelo de loiro, Yenny.

8. Debut Stage da Yubin / Tell Me no Music Bank

Clique aqui para assistir porque eu não conseguir embedar essa porra. Youtube IS my best friend after all…

Tomar no cu que a KBS é tão incompetente que nem pra colocar no Youtube um vídeo da primeira performance de uma das músicas mais importantes da história do K-pop ela serve. Foda-se que elas desafinaram mais que Katy Perry cantando Firework, eu nunca nem vi Sunye alcançando aquela high note no ao vivo e não interessa, essa performance foi a que nos apresentou à canção que redefiniria o K-Pop e isso é motivo mais que suficiente para tornar essa apresentação em um momento icônico.

7. So Hot e I Feel You no Gayo Daejejun 2015

Depois de 3 anos de hiato, Wonder Girls voltou em 2015 com um dos melhores álbuns que já saíram da Coreia. Eu adoraria dizer que as performances de I Feel You foram todas ótimas, mas sinceramente na maioria delas as integrantes pareciam muito nervosas, provavelmente por não estarem acostumadas a se apresentarem com os instrumentos (ainda mais que eles estavam desligados, né?). Mas isso não está presente nessa performance do Gayo Daejejon, em que elas estão confiantes e o remix das músicas ficou ótimo.

6. Debut Stage no Music Core com Irony

Já a MBC fez a lição de casa e postou o debut do grupo no Youtube. Sejam como a MBC. Até porque um debut stage desses é de dar orgulho a todos os envolvidos. É impressionante como Wonder Girls tinha mais presença e carisma em seu debut do que muito girl group que debutou em 2014 conseguiu em 2 anos de carreira.

5. So Hot no Music Core

Talvez seja porque a música não exigia muito esforço vocalmente ou porque eu amo essa coreografia ou porque elas estavam super confiantes após conseguirem um smash hit com Tell Me, não sei, o fato é que praticamente toda performance de So Hot nos music shows poderia ter entrado nesse top. Elas eram muito boas! Mas essa do Music Core tem um trabalho de câmera muito bom ainda por cima, o que deixou tudo ainda melhor. E o que é essa presença de palco da Sunye, gente? Isso, meus amigos, é a alegria de uma pessoa quando o stylist da agência caprichou no seu visual.

4. Why So Lonely? no M!Countdown

Como eu disse no meu post dos melhores de 2016, Wonder Girls realmente mergulhou no band concept para Why So Lonely, e isso ficou visível também nas apresentações. Enquanto elas me pareciam tensas nos stages de I Feel You, nos de Why So Lonely elas estavam bem mais confortáveis e não só conseguiam vender a imagem de banda como também o clima descontraído da faixa, e claro que ajuda o fato dessa música FICAR AINDA MELHOR NO AO VIVO.

3. WonderBang no Gayo Daejun 2008

É claro que esse post não poderia existir sem uma performance de WonderBang! Eles fizeram uns novecentos stages juntos. Não houve nem haverá na história da Coreia um ship mais forte que WonderBang. JYP e YG realmente souberam capitalizar em cima disso. Dentre todas as colaborações que os grupos fizeram, essa foi com certeza a mais memorável, UM MEDLEY DE HIT ATRÁS DE HIT. Ninguém podia com esses dois grupos nos seus auges! E só pra constar, #HeeDragon4Life.

2. So Hot, 2 Different Tears e Nobody no MAMA 2010

Talvez isso seja surpreendente para muitos, mas houve uma época em que as performances do MAMA eram mais do que um remix feito nas coxas com um dance break enfiado no meio. Às vezes haviam performances grandiosas com o grupo cantando seus hits (e no caso de Wonder Girls, reunir músicas que todo mundo vai cantar junto não é um problema). E sério, Sunye precisa ser estudada pela ciência, essa mulher não é normal.

1. Nobody no M!Countdown

E aqui está ela: A PERFORMANCE MAIS ICÔNICA DAS WONDER GIRLS. E uma das apresentações de music show mais lendárias de todo o K-Pop. Esse vídeo tem mais de 60 milhões de views, sendo a performance ao vivo mais assistida no Youtube de um ato de K-Pop que não seja o Psy. E assistindo não é difícil perceber o porquê. Não há efeitos especiais, danças acrobáticas, ou qualquer tipo de exagero; o foco da apresentação está inteiramente na música, nas idols e na habilidade delas de te encantar. Ela não exige muito do seu espectador, mas a execução perfeita prende sua atenção, no melhor estilo Motown mesmo. Essa performance representa tudo o que o pop de Wonder Girls é: simples, direto, retrô e extremamente catchy. E é exatamente assim que eu vou me lembrar do grupo.

E essa é a minha lista… Nesses 10 anos, Wonder Girls realmente fizeram jus ao seu nome e mostraram que são de fato maravilhosas. O seu fim encerra um capítulo importante na história do K-Pop, mas o seu impacto com certeza vai ficar e, mais importante ainda, as lembranças que elas nos deixaram. EU NÃO ESTOU CHORANDO. E se você lembrou de alguma outra performance, por favor, faça sua obrigação e compartilhe!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s