HORA DO DUELO: Versão da SM vs. Versão Original

Como muitos já sabem, quase todas as músicas da SM são compradas internacionalmente. E às vezes algumas delas já foram lançadas por outros artistas. Hoje eu apresento a HORA DO DUELO e nesse post nós iremos comparar algumas das músicas de atos da SM a suas respectivas versões originais. Demos vazadas não estão valendo e já aviso que esse post tem bastante vídeo.

MIROTIC VS. UNDER MY SKIN

Eu começo com Mirotic porque ela é um exemplo bem típico de como o capope pode melhorar uma música internacional. Não existem muitas diferenças entre as duas versões, mas algumas músicas funcionam melhor com múltiplas vozes e essa é uma delas. Eu gostei mais da versão da SM porque as transições ficam melhores com a troca de vocais. E claro, o acompanhamento visual é um ótimo adicional, não que ver uma gostosa alemã toda se querendo no clipe enquanto geme por cima da música não tenha seus méritos (me ganharia qualquer dia, na verdade) e a capa do single da Sarah é simplesmente icônica, mas olha esse vídeo do TVXQ, olha essa coreografia perfeita… ISSO é K-Pop, meus amigos!

VERSÃO DA SM 1 X 0 VERSÃO ORIGINAL

DANCING QUEEN VS. MERCY

Esse é um que a maioria de vocês já conhecem ambas versões. Dancing Queen foi gravada em 2008 (inclusive o MV), mas só foi lançada em 2012 como pre-release de I Got A Boy. Dizem isso foi porque a Duffy quem prendeu os direitos por um tempo, mas o que se sabe é que a SM retrabalhou o conceito para o que seria Gee. Bem, melhor pra eles, não é mesmo? Nunca que essa música ia alcançar o sucesso de Gee! A versão da Duffy também não é lá essas coisas não, mas a voz dela deixa a música mais marcante, então é Mercy quem ganha esse duelo. P.S.: Não reparem que upload oficial do clipe de Mercy no Youtube tem o final cortado, por algum motivo que não entendo isso acontece com vários clipes britânicos dos anos 2000.

VERSÃO DA SM 1 X 1 VERSÃO ORIGINAL

HOLLER VS. HELLO ME!

Eu estava até receoso de incluir Holler aqui, porque sou tão indiferente a ela quanto a qualquer coisa que as integrantes do TTS lançam em carreira solo. Mas Rola tem quatro versões ao redor do mundo, então ela estava meio pedindo por isso. Essa música deve custar barato porque não vejo outro motivo para tantas versões, ela não tem nada demais. A minha favorita dentre todas as quatro provavelmente é a versão portuguesa com o vídeo das quatro Pussycat Dolls lusitanas piranhando loucamente (uma é a cara da Brandy, aliás). Das duas que estão sendo julgadas aqui, TTS também sai perdendo porque eu não estou aqui para ouvir Tiffany mandando rap.

VERSÃO DA SM 1 X 2 VERSÃO ORIGINAL

GENIE (TELL ME YOUR WISH) VS. I JUST WANNA DANCE

Incrível que essa música é tão boa que consegue ser sensacional em qualquer língua! Na verdade, a versão da Nathalie Makoma foi lançada em 2010 (e como single em 2011), depois de Genie, mas ela é uma versão mais próxima da demo original da música. Inclusive em um vídeo com a primeira versão gravada por SNSD, “I Just Wanna Wish“, você pode perceber que as similaridades são maiores ainda. Agora boa sorte tentando explicar isso para os SONEs que estão xingando a mulher nos comentários do Youtube.

Eu acho que o break da versão da Nathalie é muito melhor! Eu até hoje não consigo ouvir o break de Genie sem virar os olhos porque, sério, esses barulhos que elas fazem pra dança da Hyoyeon parece aquele momento da festa de casamento em que o tiozão decide dançar e todo mundo começa a animá-lo. Ainda assim, os “I’m genie for you, boy” colocam essa versão em uma grande vantagem. Então o ponto vai pra ela.

VERSÃO DA SM 2 X 2 VERSÃO ORIGINAL

HOT SUMMER VS. HOT SUMMER

Depois de “Mercy”, “Hot Summer” deve ser a faixa que mais pessoas conhecem a origem, ela foi um mega-hit na Europa e ainda fez algum sucesso no Brasil. A SM pegou uma música sobre “ser quente” no sentido sexual e a transformou numa música sobre “estar quente” no sentido de temperatura corporal mesmo, e isso acabou sendo uma ideia melhor do que parece.

f(x) deve ser o grupo que tem o maior número de músicas já lançadas por outras pessoas, mas eu evitei colocar muitas faixas do f(x) nesse post, já que por serem favoritas minhas elas acabariam tendo uma injusta desvantagem no meu julgamento. Mas esse é um caso em que posso dizer com certeza e unbiased de que f(x) melhorou a música totalmente. Não me entenda mal, eu amo todas as versões dessa música – ok, talvez não muito a da Jolin Tsai – mas a do f(x) teve uma produção  bem melhor e a bridge da versão do Monrose é esquisita pra cacete! O que são esses barulhos de laser? Quem poderia imaginar que os true dat, you know I got it! da Amber seriam capaz de melhorar uma música?

VERSÃO DA SM 3 X 2 VERSÃO ORIGINAL

CASH ME OUT VS. CASH ME OUT

Existem algumas curiosidades de Cash Me Out que poucos devem saber. Primeiro que ela já havia sido lançada por Zara Larsson quando ela estava focada na Suécia e ainda não havia pesado a mão no botox. E a música supostamente seria a title track de um repackage de Red Light que foi cancelado por causa do Sulli-gate. Obviamente eu teria preferido muito mais esse destino porque não só a música casa melhor com as faixas do Red Light do que com as do 4 Walls, como a gente não tem dois comebacks de f(x) por ano há tempos. É triste, mas vamos parar de pensar no que poderia ter sido e focar na comparação. A versão da Zara não é lá muito diferente, o problema é que poderiam ter melhorado um pouquinho esse Auto-tune aí… do jeito que está parece que a do f(x) é a original e a da Zara é o cover que o Glee faria. O break instrumental também é substituído por um rap da Amber, mas nesse caso não fez muita diferença na qualidade. Realmente é só isso, então eu posso estar sendo meio biased mesmo. Vitória do f(x).

VERSÃO DA SM 4 X 2 VERSÃO ORIGINAL

4 WALLS VS. 4 WALLS

Eu sei, eu sei! Eu estou quebrando a regra aqui porque essa versão é só a demo, mas porra, COMO É QUE EU POSSO AMAR A DEMO E ODIAR A VERSÃO FINAL? Ok, eu não ODEIO 4 Walls, mas ela está longe de ser uma das minhas favoritas do grupo, é a música menos “f(x)” do f(x). Não só a letra sobre friendzone é maravilhosa, essa demo tinha um tempero urban, cortesia dos vocalistas. A versão do f(x) perdeu muito sem isso, ficou parecendo uma versão inferior e mais pretensiosa de View. E não me venham com esse papo de que é porque as duas são deep house! Kiezsa e Katy B estavam ressuscitando o deep house no Reino Unido lá em 2012 e nenhuma de suas músicas era tão parecida com View. Mas, sério, eu quero o áudio oficial dessa demo! Esses tais de Tay Jasper e Adrian deveriam fazer igual a Nathalie Makoma e lançar a sua versão mesmo depois do K-Pop, isso com certeza faria sucesso no Reino Unido e o meu download já estaria garantido.

VERSÃO DA SM 4 X 3 VERSÃO ORIGINAL

SCREAM VS. SCREAM

SM devia gostar bastante do grupo Monrose. Hot Summer não foi a única música delas que eles refizeram: Scream, a b-side de Hot Summer, foi lançada por BoA antes mesmo do f(x) lançar Hot Summer. Acho que Monrose deu disband porque já estava de saco cheio da SM lançando versões melhores de suas músicas.

VERSÃO DA SM 5 X VERSÃO ORIGINAL

JULIETTE VS. DEAL WITH IT

PUTA QUE PARIU, COMO É QUE EU CONSEGUIA ESCUTAR ESSA MÚSICA? Nem dá pra fazer piada dizendo que ela parece uma faixa que algum astro teen do Disney Channel lançaria, porque nesse caso seria a mais pura verdade! O desafio aqui é escolher qual versão é a menos pior. É difícil decidir, as duas são uma bosta. Mas no clipe do Corbin Bleu, ele canta com a atitude de quem vai sentar a porrada na menina se ela não ficar com ele… como estou com medo de que sobre pra mim, o ponto é do Corbin, mesmo eu preferindo a versão do Sandro Becker.

VERSÃO DA SM 5 X 4 VERSÃO ORIGINAL

LOVE LIKE OXYGEN VS. SHOW THE WORLD

Já essa daqui é uma que eu não gostava nem na época em que foi lançada. Eu sabia que uma versão original existia, mas nunca tive o interesse de procurá-la até que tive a ideia de fazer esse post. Assim que vi o thumbnail no Youtube com o Justin Bieber holandês eu estava pronto para odiá-la, mas tomei no cu fortemente porque QUE DELÍCIA É ESSA? Sério, SM, como você conseguiu arruinar isso? O refrão dessa música serve Michael Jackson da era Off The Wall realness, ficaria perfeito com o SHINee, mas a versão deles suavizou demais o impacto do refrão. Sem contar que esse garoto tem uma voz bem parecida com a do Michael, então ficou perfeito.

VERSÃO DA SM 5 X 5 VERSÃO ORIGINAL

LUCIFER VS. MUSKARAC KOJI MRZI ZENE

Foda-se que isso aqui é só plágio mesmo, ESSA PERFORMANCE MUDOU MINHA VIDA PARA SEMPRE!!!! Me diz quando a sua favorita vai ter coragem de fazer uma apresentação na TV sem microfone, sem dançarinos, SEM NEM MESMO COREOGRAFIA! O que essa mulher (?) tá fazendo no palco é basicamente eu dançando Lucifer. Agora por que a Sérvia escolheu Tijana Bogićević pra representar o país no Eurovision ao invés de Jelena Karleusa eu não sei, mas são erros como esse que impedem o país de vencer a competição. Infelizmente o que está sendo julgado aqui não é performance e sim a música e a do SHINee é superior. Mas não fique triste, Jelena, você perdeu o duelo, mas ganhou um stan para toda a vida.

VERSÃO DA SM 6 X 5 VERSÃO ORIGINAL PLAGIADA

BONUS TRACK: RING DING DONG VS. CAMBODIAN RING DING DONG

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA UM CLÁSSICO! Vamos finalizar com um dos plágios mais famosos do K-Pop! Se vocês não conheciam, sejam abençoados agora. E escolham o gordinho como bias.

2 comentários sobre “HORA DO DUELO: Versão da SM vs. Versão Original

  1. O ataque que eu dei…com essas Tags do SHInee 😤

    “JULIETA-TA TÁ ME CHAMANDO”

    “FANTASTIC FANTASTIC FANTASTIC FANTASTIC ELASTIC ELASTIC ELASTIC ELASTIC”

Deixe um comentário

