FEMM se junta com hipster de Los Angeles para salvar o 2017 japonês

Eu queria falar de J-Pop aqui no Earworm Den já fazia um bom tempo, mas esse ano tá meio bosta por lá. Perfume lançando música meia-boca, Kyary Pamyu Pamyu lançando música de Páscoa ruim, Koda Kumi lançando álbum ruim (ou seriam DOIS álbuns ruins?), Tomomi Itano lançando… essa coisa aqui! Enfim, não tinha nada me motivando a tentar ampliar a fanbase jotapopeira desse blog, até que FINALMENTE me aparece FEMM com um novo hino pra ressuscitar o J-Pop.

Do It Again é a melhor coisa que o FEMM lançou em anos, e olha que a discografia do duo tá super alta no meu conceito. É um synthpop oitentista melancólico que simplesmente estaria em casa na ótima mixtape que a Charli XCX lançou esse ano, junto a faixas como Roll With Me e Lipgloss. E logo vi o motivo: essa loira aí com elas é a “LIZ Y2K de Los Angeles”.

Ele é da PC Music, mesma gravadora da Charli, então aposto que Do It Again foi produzida pelo SOPHIE ou algum outro produtor envolvido na carreira da Charli e da LIZ, até porque a sonoridade segue bem o estilo deles.

O melhor é que quando a música chega na metade, o instrumental sofre um twist e ganha o que parece ser o som de um video game velho quebrado. Não só é sensacional como ainda ajuda a disfarçar o fato de que a música tem quatro minutos e meio.

MELHOR. CAPA. DO. ANO.

Agora o que a aparição da LIZ deixa óbvio aqui é que a intenção disso é aumentar o crossover appeal do FEMM. O grupo não é muito conhecido no Japão, então o jeito é tentar ser abraçado por um círculo de nicho para o projeto continuar sobrevivendo. E aparentemente o círculo escolhido é o de hipsters pedantes americanos que gostam de usar palavras como “nonpareil” e “simulacrum” na internet. Aquele vídeo do Manequinn Challenge para promover a música já deixava isso claro.

E isso é uma ótima ideia! Como não tentaram fazer isso antes? Elas cantam em inglês, tem o conceito de serem “manequins que ganharam vida para transformar outros em manequins vivos” (não, sério!) e tinham um “video game social interativo” no seu site. Tudo parece ser perfeito para ganhar qualquer hipster!

FEMM sempre pareceu ter ambições globais, mas nunca fez muito por isso, então já era hora! E parece estar dando certo: já que a Y2K andou sumida há algum tempo, essa música tá sendo hypada em sites pedantes como sendo o “comeback” da LIZ, com “a ajuda de um duo japonês”.

Claro que eu não poderia esquecer de falar do clipe. Tirando o fato de que ele é mais colorido, o clipe tem o estilo característico de FEMM do começo ao fim, então óbvio que eu gostei. Sem contar que o gimmick do Fake 3D é mais uma peça que se encaixa perfeitamente no plano de FEMM para conquistar os hipsters do mundo, já que aparentemente eles adoram essa bosta…

Só que, como é típico da PC Music, existe um tom de ironia sobre isso tudo, o que quer dizer que você é hipster, mas debocha deles. Me identifico.

Do It Again só sai no dia 3 de maio, mas FEMM já conseguiu levantar o nível de qualidade do ano. Mais um vez.

13 comentários sobre “FEMM se junta com hipster de Los Angeles para salvar o 2017 japonês

  1. Não acredito que você fez post sobre FEMM ❤ ❤ ❤ ❤ (mas não tem a tag jpop nas tags, se retrate!)

    Vamos converter o mundo buahahahahahaah,

    Essa capa tá linda mesmo, e ainda bem que essa mina que eu não conheço tá servindo pra expandir a precária fã base do FEMM, e eu gostava desses gif em falso 3D, @_@

    E parabéns!!! estreio o assunto jpop com chave de ouro!

  2. Sobre o “flop” (não sei se de comentários ou de views kkk), todos vocês bem sabem que mesmo hoje em diao jpop é totalmente de nicho, e FEMM é eletrônico+nugu, ou seja, nicho dentro de um nicho, dentro de outro nicho e da avex, então é óbvio que é bem do deep esse comeback.

    Os jotapopeiros não digitam no google “comeback de fulano” pra ver que tá comentando o assunto, igual os kpopers fazem, o único jeito de atrair a fã base é divulgando o blog, o assunto tem que chegar até eles, por que eles nunca vão procurar por sí só, então era bom fazer parcerias com outros blogs só de jpop, ou divulgar nos fóruns mais voltados aos atos recentes, ou em comunidades e afins, por que eles não vão chegar aqui sozinhos, vai por mim.

    Vou tentar dar uma força!!!! mas não se chateie com a pouca procura, esse pessoal é assim mesmo! e os kpoper (na maioria) também nem sequer querem dar chance pro novo @_@

    • Era só brincadeira mesmo, eu já esperava por isso, Shigatsu, não precisa se preocupar. Eu realmente não estou escrevendo os posts pensando nos views, no momento eu só quero mesmo compartilhar qualquer coisa que venha à minha mente. Eu ainda estou em fase de estabelecer o tom do blog e acho que se eu focar muito em views ele não vai ficar muito autêntico. No futuro eu penso em divulgar isso aqui melhor. XD

      Mas veja bem, eu não coloquei uma tag “j-pop” porque para ele eu criei uma categoria de uma vez chamada “Nihon Den”.

      • Olha, gostei! Nihon Den é bem legal!!!!!!!!!!!

        E relaxa eu sei que você tava brincando, mas como tem gente que ler e não manja do submundo do jpop, quis me oferecer pra divulgar e tals, já que tenho minhas fontes kkkkkkkkkkkkkk, e que bom que você não tá tão focado em views, é que eu sou traumatizada, vejo muitos blogs bons acabarem bem antes de começar, por que os escritores se sentem desmotivados @_@

        HWAITING W-DRAGON-SSI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

        Mas se precisar de ajuda na divulgação! pode contar comigo ❤ (só não em redes sociais, por que não tenho nenhuma @_@)

Deixe um comentário

