LOOΠΔ chega à metade de seu projeto ultra-ambicioso!

Às vezes no capope eu sinto que falta um pouco de novidade. Poucos grupos se preocupam em ter um diferencial hoje em dia, então quando apareceu o projeto de debut do LOONA no final do ano passado, eu fiquei bastante curioso.

Esse mês, LOONA (eu não vou ficar usando aquela estilização com pi e delta, sorry) revelou sua sexta ou sétima integrante e eu achei que seria uma boa hora para recapitular todos os lançamentos até aqui e aqui estão minhas opiniões inúteis sobre eles.

O que é LOONA?

LOONA é o primeiro girl grop da agência BlockBerry Creative, subsidiária da agência Polaris Entertainment (que tem o grupo Ladies’ Code). Ele terá 12 integrantes e a ideia é que cada uma será revelada por mês, lançará um solo e ao final do projeto o grupo debuta oficialmente com todas elas.

Essa de lançar solos das integrantes antes não é totalmente novo (Lovelyz fez isso), mas LOONA leva isso a um novo nível, se tornando um projeto bem ambicioso, principalmente para uma empresa nova. Mas não pense que isso quer dizer que a BlockBerry é uma agência fundo de quintal, eles têm muito dinheiro pra torrar! Cada MV é bem produzido e filmado em um país diferente e eles espalharam cartazes pelos pontos de ônibus de Seul. Só o pré-debut tá custando um total de 4 milhões de dólares!

A origem desse dinheiro foi alvo de muita especulação, até que se descobriu que os donos da BlockBerry Creative na verdade fazem parte de uma empresa privada fabricante de armamento militar que fornece equipamento bélico para diversos países, que decidiram se aventurar no k-pop. E como sabemos que nenhum outro setor industrial é tão lucrativo hoje quanto a indústria de armamentos, esses MVs caríssimos nem chegam mais a ser uma surpresa.

OUTUBRO – HeeJin

O projeto começou com a líder do grupo HeeJin (que é a mais bonita até agora, por sinal). ViViD não é incrível, mas o solo foi bem promissor levando em conta que a gente ainda não sabia o que esperar e geralmente esses lançamentos pré-debut parecem música de OST. Aqui o clima é de um lançamento completo de idol, algo que seria facilmente lançado por IU, tanto pela sonoridade quanto pelo clipe com referências a Alice no País das Maravilhas. E o MV é dos mesmos diretores de Dumb Dumb e Whistle, então aqui LOONA já deixava claro que não seria pouca merda.

NOVEMBRO – HyunJin

Aí me aparece o solo da HyunJin, me trazendo exatamente a musiquinha de coffee shop que Hyukoh, Baek Ayeon, DEAN e outros atos sonolentos que ficam barrando nossas favoritas no MelOn lançam a exaustão na Coreia. Que sono. Ainda bem que esse lançamento veio junto com…

…I. WILL. BE. THERE!!!! PUTZ, alguém pode me explicar como é que LOONA conseguiu trazer para o k-pop um número de new jack swing incrível E MELHOR QUE AS TENTATIVAS DO TEDDY RILEY???? Como é possível!? Isso aqui humilha Call Me Baby e Mamacita facilmente, Teddy deveria se envergonhar!

E até a b-side do single ganha um MV super-produzido em Tóquio, eles não estão economizando…

DEZEMBRO – HaSeul

A música da HaSeul foi pelo menos um pouco melhor que a da HyunJin. Parece menos uma música da Baek Ayeon e mais um album filler da Lee Hi. Infelizmente isso quer dizer que fomos de IU para Lee Hi………. melhora isso aí, LOONA!

Claro que o single da “Garota de Dezembro” ia ter uma música natalina como b-side, né? Mas olha, pra uma música natalina coreana, isso aqui consegue ser surpreendentemente suportável. Acho que foi o MV em Londres que ajudou.

JANEIRO – YeoJin

PORRA, AQUI O NEGÓCIO DESANDOU DE VEZ! Que música entediante a dessa pirralha, puta que pariu. Estão gastando 4 milhões de dólares nisso!?

Foi aqui que eu percebi também que esses solos são muito intercambiáveis, essa música da YeoJin é basicamente a irmã feia de ViViD, com o mesmo clima IU-esco. Qualquer música de uma integrante do Loona poderia ser cantada por outra sem grandes perdas.

Até aqui os solos parecem refletir a imagem do grupo e não das integrantes. Não me entendam mal, eu gosto de vários grupos que seguem a filosofia de uniformizar os seus membros em nome da imagem maior do time, T-ara e Lovelyz são exemplos disso. Mas para um projeto como o do LOONA, eu achei que faria mais sentido uma abordagem que destacasse mais cada integrante individualmente.

Sentimento que foi reforçado por “My Melody”. E também pela existência de “My Sunday“, que é exatamente a mesma música cantada por HeeJin e HyunJin com letra diferente. Obrigado, BBC, por basicamente confirmar o que eu disse de que essas músicas não mostram individualidade nenhuma.

Agora me diz, vocês já pararam pra pensar como é ser produtor de k-pop e ser obrigado a cumprir uma demanda do cliente? Monotree teve de fazer uma música ruinzinha assim, mesmo sabendo que era uma bosta, porque Blockberry encomendou. E como essa agência deve ter várias maletas com barras de ouro que valem mais do que dinheiro, ninguém em sã consciência recusaria. Felizmente, Monotree teve oportunidade de mostrar o que sabe fazer de verdade em seguida…

MARÇO – LOONA 1/3

SYNTHPOP OITENTISTA MELANCÓLICO!!!! ❤ ❤ ❤

E, sim, fevereiro não teve lançamento nenhum e em março nós tivemos o mini álbum de uma sub-unit, revelando uma integrante chinesa chamada ViVi, ao invés de um solo. Quem esperava que elas debutariam já em outubro de 2017 se deu mal (mas a BlockBerry havia deixado claro desde o primeiro anúncio que o debut não tinha data definida). Mas eu é que não vou reclamar porque esse LOONA 1/3 foi o melhor lançamento até agora, evocando o som do Lovelyz.

E digo mais: era exatamente isso o que eu esperava que Lovelyz lançasse como sequência de Ah-Choo! Eu consigo imaginar PERFEITAMENTE a parte que cada uma cantaria. E o MV lindo dirigido por Digipedi (esse foi filmado em Hong Kong) deixa a inspiração ainda mais clara.

E o mini álbum é ótimo também, hein! Inclusive a intro, “Into The New Heart” (entenderam a referência!?) é ironicamente a coisa mais hardcore que um girl group lançou nos últimos tempos (desculpa, Dreamcatcher). Por favor, Woollim, contrata Monotree pra fazer uma faixa para o Lovelyz quando OnePiece precisar de um descanso! T_T

ABRIL – ViVi

AAAAAAAAAAAARRRRRRRRGH!!! O K-POP SE INSPIRANDO EM POP TRASH DOS ANOS 90! Muitos achavam que ViVi não lançaria solo, mas aí apareceu ela mostrando todo seu ~poder vocal~ numa música que simplesmente estaria em casa na discografia de um ato pop britânico tosco do final da década de 90 como B*witched ou Billie Piper! ❤ E o MV só conseguiria ser mais anos 90 se aparecesse a Priscila da TV Colosso jogando Super Nintendo enquanto come uma barra de chocolate Mania.

E se esse queixo raspado em excesso for algum indício, eu prevejo que ViVi entrará na corrida para ser a nova rainha plástica da nação e assumir o legado de Park Bom, Narsha e Qri. Pode chorar, Eunha do GFriend, você achou que não ia ter concorrência!?

P.S.: Teve também o MV para Everyday I Need You, que é só uma versão desacelerada de Everyday I Love You. Só vale a pena pelos 5 segundos de JinSoul, futura integrante ainda não revelada oficialmente.

AAAAAAAAAAAARRRRRRRRGH²!!! UM FUCKING TANGO! \o/

O que poucos esperavam é que LOONA 1/3 faria um comeback com um repackage chamado Love&Evil (!!!) com uma imagem oposta à original, mas uma faixa quase tão boa quanto. E não é só isso, nós tivemos a revelação de que o projeto do grupo TEM UMA HISTORINHA!!!!!

“LOOΠΔ 1/3 lançou [Love&Live]. Cheio de uma atmosfera de amor juvenil, ‘Love&Live’ foi um álbum para expressar suas emoções palpitantes nos limites da música capopeira de girl group de 2017. Um mês depois, LOOΠΔ 1/3 lança [Love&Evil], uma versão invertida do álbum [Love&Live]. Como sugerido pela palavra ‘Evil’, que é ‘Live’ de trás para frente [W-Dragon: JURA??? -_-]. [Love&Evil], que já havia sido planejado antes durante a produção, é cheio de dor e preocupações no processo do amor, características opostas do lançamento anterior.

A intro ‘Love & Evil’, produzida por SWEETCH materializa uma garota que está perdida sozinha numa floresta negra. Com o piano em Accelerando, a garota corre floresta adentro.

Quatro garotas então se juntam para cantar uma ‘Sonatine’ a fim de conjurar um feitiço de amor.

HeeJin encontra HyunJin, que vai para a mesma escola na mesma turma. HaSeul é uma amiga calorosa que é como uma mãe para YeoJin. ViVi, um androide que não pode falar coreano muito bem apresenta JinSoul em Hong Kong. A personalidade de cada integrante é pronunciada vividamente.

A história de amor que as garotas de 1/3 contam é ‘Love&Live’ ou ‘Love&Evil’?

Uma nova integrante será anunciada em Maio para construir uma nova visão do mundo. As garotas de Maio, Junho e Julho serão uma outra unit.

As garotas que estão perdidas na floresta estão reunidas aqui. Poderão elas salvar YeoJin????”

O.o

Mas percebam que tem informações aí que eles nem precisavam explicar. Eles não precisavam falar que o repackage já estava planejado, isso já estava na cara, mas eles querem deixar isso claro porque a ideia é exatamente você ficar impressionado com o nível de planejamento e elaboração do projeto. E eu não sei vocês, mas comigo ELES ESTÃO CONSEGUINDO!

MAIO – Kim Lip

AAAAAAAAAAAARRRRRRRRGH∞!!!!! EU NÃO TENHO MAIS DESCRIÇÕES PARA ENFIAR NESSE POST! T_T A nova unit começou com Kim Lip, ao invés de JinSoul como todos esperavam. Enfim acontece uma quebra no conceito, o que é mais próximo do que eu esperava do projeto no começo.

Essa música da Kim Lip foi escrita por Monotree e produzida pelo David Obi Klein, o mesmo responsável por Be Natural e Automatic do Red Velvet. Mas é muito melhor que essas duas por ter mais pulso (apesar de ainda não ser o melhor sexy jam de 2017). Que humilhação que os ReVeluv estão passando… agora não só tem gente fazendo o lado red melhor que Red Velvet, mas o lado velvet também.

E é aqui que eu entendo o plano um pouco mais. Ao invés de toda integrante lançar algo distinto uma da outra, eles as dividiram em sub-units e cada unit vai apresentar uma imagem diferente. A primeira foi aegyo, a segunda parece ser sexy (e estou torcendo para que a terceira seja trot ou farofão de maloqueira). Tanto que as integrantes da primeira unit não aparecem no release da Kim Lip, com a b-side sendo uma faixa cantada só por ela (mas é produzida pelo Cha Cha Malone, então é uma porcaria).

E isso é genial! Desse jeito eles exibem consistência sonora e variedade sonora ao mesmo tempo! Eu não vejo tamanho nível de elaboração conceitual desde o auge do T-ara. Única questão é que antes eu tinha certeza que elas debutavam no aegyo, agora não sei mais.

Ah, e eu falei que cada uma representa um animal? HeeJin é o coelho, HyunJin é o gato, HaSeul é o pássaro, YeoJin é o sapo, ViVi é o veado e Kim Lip é a coruja!

CONCLUSÕES E EXPECTATIVAS

Eu gosto mais de grupos curtos do que grupos largos, mas acredito que se é pra ser grande, enfia o máximo de gente que puder! Isso ajuda a criar uma imagem de supergrupo, que eu acho que é ideal para esse de tipo de grupo funcionar. Só que hoje isso só não basta.

O número de integrantes só foi relevante para o sucesso de SNSD porque ele era maior do que todos os outros grupos da época. Quando todos se reuniam no fim dos music shows, você via aquela enorme linha de garotas vestidas igual e isso inevitavelmente chamava atenção, porque era uma visão maior em comparação a das outras. Dava uma imagem imponente de esquadrão de elite que certamente ajudou a criar a fama de “divine nine” e “girl group da nação”. Hoje, grupos com nove integrantes são comuns, então quando eles se juntam, só criam um monte de blocos de massa amorfa.

Mas diferente de grupos como WJSN, o projeto de LOONA consegue ter o algo a mais para construir a ideia de supergrupo que se espera de um ato gigantesco. É como se o projeto te dá a chance de conferir a força de cada integrante e criar a expectativa para o momento final em que todas unirão os seus poderes para formar um Megazord.

Mas nem tudo são flores. Com tantos acertos nos solos e nas units, o debut oficial vai ter de ser épico. A dívida de trainee já é difícil pagar, imagina com um negócio caro desses. São 4 milhões de dólares, pensem na saúde financeira dessas crianças!

7 meses depois e as vendas do grupo continuam baixas, elas não aperecem no top 100 do MelOn ou GaOn, nem são muito comentadas nos fóruns coreanos. Eu acho que a BBC pode estar mais ambiciosa do que o mercado coreano lhe permite. E vocês se lembram do que aconteceu com o último grupo supercaro que flopou no debut, né?

16 comentários sobre “LOOΠΔ chega à metade de seu projeto ultra-ambicioso!

  1. Adorei o post ❤ Inclusive você me salvou eu ia assistir esses comebacks que não vi pra vê se de fato algo prestava e sua review completa das Loona me ajudou bastante a separar o bom do ruim e a não dar play em coisa tosca :V
    No mais eu ate curti a faixa de "Synthpop" porem Kim lábios continua com o melhor comeback!
    Acho que #teamaegyo não é pra mim mesmo.

      • Eu assisti na época que ainda rolava um interesse por elas achei bem meeerghh.
        Ate agora eu fico com Vivid,E cu lips e a unit lá que é bem gostosinha mesmo!
        Alias recentemente aconteceram vários babados no k-pop vai rolar alguma coisa por aqui? Queria saber sua opinião sobre o disband do Sistar D:

      • É que infelizmente eu não tô com muito tempo. Devo até dar uma pausa no blog mês que vem.

        Eu preciso separar um tempinho pra fazer post de Sistar sim, mas deve ser só quando a música sair mesmo.

      • Vish migo sei bem como é, administrar o tempo é realmente horrível mas não se esforce muito em, estamos aqui pra lhe dar apoio!!!
        Independente de sua pausa ou não estarei aguardando seu retorno com mais posts ótimos e deboches pra alegrar meus dias ❤

  2. Olha que bonito, a pessoa ter paciência de fazer o levantamento das units e gurias passadas do LOONA ❤ Parabéns W-DRAGON, muito útil o post!!!

    Eu não lembrava de praticamente nada, a não ser que todas eram lindas, e a primeira era a mais linda e líder, gostei muito da Kim Lip (nem tanto da música)…mas não sei….grupos grandes demais ainda não me passam credibilidade…tomara que eu esteja errada!

  3. Que post completo (já é sua marca) ❤
    Eu tinha esquecido quão bem isso tinha começado com Heejin ❤ …eu só tinha a sensação de q foi tudo meio se diluindo com o tempo… mas não tinha mais a real noção… agora com esse post, ficou claro. Apesar de ter gostado da mudança de unit,da aegyo para a sexy, achei Kim Lip pouco carismática e aí a música funciona melhor comigo sem a cara dela (e pra um mv q tá apresentando a pessoa..hahah bem..bias ela não vai ser ..mas tudo bem..ainda tem gata pra aparecer e Haseul já segurou um canto pra ela). Fato é que, LOONA fraco ainda é mais forte do que qse tudo q tem saído por aí. É qse impossível não estar empolgado pro debut desse grupo. É tudo muito bem feito..tem essa cara de coisa cara..hahhaha e não sei na Coreia ..mas aqui no Brasil tudo q é mais caro a gente tende a achar q é melhor hahahha
    Elas já tem feito uns CFs né?! O dinheirinho pro pão já está rolando, acho.
    Qdo esse grupo debutar enfim..pode separa uma cadeira pra mim q estarei lá pra prestigiar e, quem sabe, entrar de vez pro fandom hahaha
    PS: amei a coisa dos animais .. não tinha me ligado!

    • Elas só têm um CF até agora com uma marca de cosméticos. Com tudo o que estão gastando nesse pré-debut (que ainda não deu retorno financeiro nenhum), vão precisar de muito, MUITO mais. Um CF não deve ter pago nem 1/5 da dívida.

      P.S.: além dos animais, cada uma tem uma cor também, que são as que eu usei para escrever os nomes delas.

      • É q eu vejo Loona tipo um paralelo com as blogueira de moda.. as mina já são rhycas e começam a mostrar as roupas rhycas q elas usam.. todo mundo começa a seguir pra ver a vida rhyca q elas levam e de repente elas tão fazendo milhões com publi post no Instagram ‘vendendo’ as roupas q ninguém pode comprar kkkk
        Não vejo Loona um caso em q a empresa está preocupada com o retorno financeiro imediato. ..vejo só eles gastando a dinharama q eles tem e precisam gastar. ..e eles sabem q o retorno vai vir..e mesmo se não vier, tudo bem, eles continuarão rhycos kkkkk eu posso até apostar q todas as integrantes continuam com seus celulares ..eles nem se importam com número 1 nos Raul Gil…

      • “Não vejo Loona um caso em q a empresa está preocupada com o retorno financeiro imediato. ..vejo só eles gastando a dinharama q eles tem e precisam gastar. ..e eles sabem q o retorno vai vir..e mesmo se não vier, tudo bem, eles continuarão rhycos kkkkk”
        Agora nós já sabemos que a profissão de Deinus não é administradora de empresas.

      • E ah 😱 eu sabia das cores delas mas tbem não tinha me ligado q vc tinha usado cores diferentes pra cada uma no post…. o nível de detalhe ❤. Por isso q vc demora pra postar..kkkkk mas vale a pena. 😉

  4. Loona n vai flopar nunca, W Dragon, pode abrir alas pq o futuro grupo da nação ta chegando @_@

    Meu hype só aumenta com Loona diferente da maioria das pessoa, eu to gostando de quase tudo q elas tão lançando. Minhas musicas preferidas até agr são solo da Haseul (uma blasfêmia falar q ela é um pouco melhor q o solo de novembro), Sonatine (amo musicas orquestrais) Love&Live e Vivid.

    Mas ó, essa divida q elas tão acumulando vai demorar anos pra pagar… se um debut normal já demora pra ser pago, imagina esse investimento q eles tão fazendo com elas, mas tomara q os contratos de Cf q elas já tão arruando de algum lucro pra BBC.

  5. Que post mais completinho! O que é legal, já que eu sempre quis entender/acompanhar o projeto das Loona que “estarão revelando um membro por mês durante doze meses até o debut”, mas nunca tive tempo pra parar e pesquisar todas as músicas. Tá de parabéns.
    E, fugindo um pouco do assunto do tópico, admito que achei seu blog perambulando pelo asianmixtape (onde não comento, apesar de acompanhar o blog desde…2014?) e é uma boa surpresa ver o blog de um de vocês, K7s que estão sempre lá pelos comentários, ser um blog com alguma real diferença do asianmixtape. Porque eu estive visitando blogs de outros de vocês que estão sempre por lá pelos comentários, mas parecem todos uma massa amorfa de blogs que fazem comentários parecidíssimos com os do Bruno, e não tem muita diferença entre ler esses blogs e ler os comentários do asianmixtape… Aqui, pelo menos, eu não me sinto como se estivesse simplesmente lendo a caixa de comentários de lá (mesmo que, olhando os comentários aqui, sei que estão presente basicamente as mesmas pessoas). Sei que do jeito que eu falei parece uma crítica aos outros blogs (?), mas isso é um elogio, estou dizendo que o seu se destaca (tanto é que estou me dando ao trabalho de comentar alguma coisa, sendo que geralmente eu fico sendo leitora fantasma mesmo).
    Parabéns, seu trabalho aqui está bem legal. E, mais uma vez, valeu pelo post completinho sobre as Loona. :3

    • Muito obrigado pelos elogios!!! ^^
      É, eu também percebo o que você comentou sobre outros blogs seguirem um padrão muito parecido com o do AM. Eu acredito que o pessoal ainda tá pegando o jeito com seus blogs, demora um pouco mesmo. Eu vou pro sexto mês de blog agora, então sinto que já consegui diferenciar bastante, mas acho que os meus primeiros posts tinham bastante influência do estilo do Bruno também rs

Deixe um comentário

