Balanço 5º Bimestre: O capope sendo salvo… será?

Esta segunda metade do mês de novembro está cheio de comebacks promissores para quem sabe redimir o ano meia-boca que tivemos, mas antes disso tivemos uns lançamentos bem interessantes no bimestre anterior e está na hora de analisá-los.

GIRLS’ GENERATION-OH!GG – LIL’ TOUCH

Então que SM decidiu inventar uma sub-unit pra SNSD do nada só pra se certificar que os SONEs continuem acreditando que um dia o grupo volta inteiro. Pra esses SONEs só aviso que não é coincidência a sub-unit ser formada apenas pelas integrantes que ainda possuem contrato com agência… Mas enfim, essa música não é nenhum destaque na discografia do grupo, mas se trata de um girl group da Era de Ouro, então obviamente foi melhor do que metade do que foi lançado neste quinto bimestre.

DREAMCATCHER – WHAT

Happyface tá lendo meus posts? Logo depois que eu reclamei que o conceito de Dreamcatcher tava ficando repetitivo e eles consertarem isso para este comeback! Me sinto até culpado por não ter gostado nem um pouco da música…

IZ*ONE – LA VIE EN ROSE

Eu assisti ao primeiro episódio de Produce 48 e não tive tempo nem paciência pra acompanhar o resto. Acho que foi o destino me poupando da decepção que seria receber essa coisa após assistir três meses de drama fabricado pelo editor da Mnet. É o melhor debut de um grupo do Produce e certamente melhor que qualquer coisa relacionada à AKB48, mas sabemos esses não são dois feitos difíceis de serem alcançados. Se eu fosse um dos descendentes da Edith Piaf já estaria entrando com um processo.

OH MY GIRL – REMEMBER ME

Acho que essa é a primeira vez que Oh My Girl lança uma música verdadeiramente ruim. Até A-ing tinha seus méritos, mas por mais que eu tente absolutamente nada nessa Remember Me me agrada. A estrutura dessa música é toda fodida, o que eu achava ser o pré-refrão era só o refrão mesmo e ainda enfiam um rap aleatório nos momentos mais inoportunos. A faixa não possui foco algum, o que ironicamente faz a gente ESQUECER como ela era logo após escutá-la. Melhoras, Oh My Girl.

WEKI MEKI – CRUSH

Amigos, o inacreditável aconteceu: os produtores de Weki Meki finalmente aprenderam a CRIAR UM REFRÃO. Isso é um grande acontecimento! Agora só resta aprenderem a fazer todo o resto e aí quem sabe o grupo consegue uma chance de ter um hit. Vergonha um refrão tão bom desperdiçado numa música ruim…

WJSN – SAVE ME, SAVE YOU

Eu esqueci totalmente que WJSN existe e sinceramente nem sei dizer se elas estão fazendo sucesso ou não, mas a julgar pela música eu não tenho perdido muita coisa ao esquecê-las. Por um momento eu achei que esse comeback seria fantástico, mas a música não faz nada para prender sua atenção, ela só tá meio que lá… existindo. Starship deveria pensar um pouco mais em dar uma title track interessante para o grupo ao invés de focar apenas nos clipes bonitos.

FROMIS_9 – LOVE BOMB

E quem diria que um grupo com um nome tão tosco quanto fromis_9 se mostraria uma das melhores novidades de 2018??? Depois de fazer Lovelyz melhor que o Lovelyz este ano, fromis_9 consegue novamente, agora com Twice! Love Bomb é a fórmula Twice sendo usada DIREITO!

S.I.S – SAY YES

Mas não se enganem, ainda há quem use a fórmula Twice de forma ERRADA.

GWSN – Puzzle Moon

Eu apoio totalmente usar f(x) como inspiração, mas se você vai fazer isso baseie-se em qualquer fase do grupo que não seja 4 Walls.

APRIL – OH! MY MISTAKE

Sério, até o ano passado elas não tinham UMA música decente em seu catálogo e de repente chega 2018 elas lançam Blue Bird e, como se não bastasse agora elas chegam com esta obra-prima chamada “Oh! my mistake”. O QUE ACONTECEU??? Após quatro anos de April com 0 hits, a DSP finalmente se cansou e decidiu fazer o negócio direito? Enfim, independente da explicação para esse fenômeno, ouçam Oh! My Mistake porque essa música é uma fucking delícia!

IU – BBIBBI

Enquanto os capopeiros básicos perdiam seu tempo discutindo qual ex-integrante de girl group é a nova rainha solista do K-Pop, IU teve seu DÉCIMO SEGUNDO Perfect All-Kill. O dia em que sua bias conseguir um feito desses lançando uma música tão meia-boca quanto BBIBBI nós poderemos conversar.

SUNMI – SIREN

Eu ainda estou putinho com a Sunmi por ela e Yenny terem saído da JYP e dado disband nas Wonder Girls pra ficarem lançando merda solo, mas pelo menos agora ela largou do Teddy e a qualidade aumentou exponencialmente com Siren. A faixa não é perfeita e ainda não entendo qual era a necessidade de ter aquele break de trap ali, mas o fato é que esse refrão não saiu da minha cabeça desde o lançamento.

SOHEE – HURRY UP (FEAT. BOL4)

Não é grande coisa, mas sejamos sinceros… se Sohee fosse integrante do Blackpink ela teria conseguido um all-kill com isso facilmente.

K/DA – POP/STARS

Eu não jogo LoL, então não faço ideia do que possivelmente se trata isso. Mas tem GIDLE ali e eu gostei pra caramba da música. Melhor que 90% dos girl crush concepts que apareceram na Coreia neste ano e é bom saber que a Madison Beer ainda tá conseguindo descolar uns trabalhos depois do Scooter Braun empresariá-la.

FEMM – PLASTIC

Eu peço perdão aos meus dois leitores jotapopeiros que ainda restam por ter esquecido no último balanço que Japão existe e ter falado só de k-pop. Mas do que saiu no j-pop no quarto bimestre o único lançamento que eu gostaria de falar é “Plastic” do FEMM. E o que eu tenho a dizer é que a música tá abaixo do padrão delas, mas é FEMM, então é claro que ainda pisa na sua favorita.

PERFUME – FUTURE POP

E Perfume lançou clipe para uma das duas únicas músicas boas de seu novo álbum, Future Pop. Infelizmente o clipe reflete mais a qualidade do álbum que a da música. Esse conceito já foi usado por Perfume antes, com ideias melhores e com mais orçamento. Eu fiquei o tempo inteiro conferindo se não havia clicado num comercial japonês de serviço de compras online acidentalmente.

NCT DREAM – WE GO UP

Ora, vejam só! SM ainda sabe dar músicas decentes a NCT quando quer pelo visto, então o que explicaria a existência…

NCT 127 – REGULAR

…DESSA BOSTA????

MONSTA X – SHOOT OUT

E depois de April foi a vez de Monsta X chocar a todos lançando uma música fantástica. Essa Shoot Out me levou de volta à época em que B.A.P não era bosta, com apologia ao uso de armas de fogo e tudo!

SEVEN O’CLOCK – SEARCHLIGHT

E o que dizer dessa boy band nugu que me levou de volta aos tempos de glória de BIGBANG??? Essa Searchlight é exatamente o que as boy bands da YG deveriam estar lançando no momento. Se ainda houvesse algum mínimo de juízo na cabeça daquele velho o seu próximo grupo masculino debutaria ano que vem e seria um update do BIGBANG pré-2012 enquanto iKON e WINNER continuariam a reciclar a sonoridade do BIGBANG maloqueiro, mas nós conhecemos aquela agência e sabemos que isso não vai acontecer…

TWICE – BDZ

E CÁ ESTÃO ELAS! Twice lançou seu primeiro álbum japonês e finalmente lançou uma música japonesa decente com isso. Mas o que eu mais gostei nesse lançamento foi a bela trollagem: com os capuzes pretos e as caras de mau o TWICE fez todo mundo acreditar que se renderiam à modinha do girl crush… aí a música começa e ela é toda alegrinha e aegyo como o TWICE que a gente já conhece (incluindo os oppas tarados)! Pra que mudar o que está dando certo, não é mesmo?

E com o lançamento de Yes or Yes neste mês e o repackage de BDZ no mês que vem, TWICE oficialmente foi imparável durante todo o ano, estando presente em TODOS os bimestres de 2018. Tenho certeza que tudo o que essas meninas irão desejar para 2019 são umas benditas FÉRIAS.

E esse foi o balanço do quinto bimestre. Uma grande melhora em comparação aos anteriores, o ruim não foi tão ruim (exceto Remember Me) e o bom foi muito bom. Ou sou eu quem baixei os meus padrões depois desse 2018, mas fazer o quê…

Anúncios

7 comentários sobre “Balanço 5º Bimestre: O capope sendo salvo… será?

  1. Qualquer dia desses o presidente da Coréia do Sul baixa um mandado pra mim devolver minha carteirinha de capoper. Não conheço metade desses grupos e a outra metade não estou nem aí
    Não entendi porque falar desses nugus quando os atuais* reis do kpop (EXO, não BTS) fizeram um belíssimo comevolta que eu consegui gostar após me forçar 172726729 vezes

      • MAMA este ano tá valendo só pela categoria de Girlgroup Rookie do ano. Ainda não entendi o Momoland ser deixado fora da categoria Dance quando a música delas foi o maior hit dançante do ano…

        Sobre Puzzle Moon, qual o problema de se inspirar em 4 Walls? É uma música tão boa… tá, não tem a Sulli com seus sorrisos trolltásticos, mas ainda assim é uma música muito, muito boa…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s